O blog Mentes Iluminadas é uma contribuição livre para quem desejar partilhar pensamentos de uma forma inteligente e bem estruturada que facilite a compreensão a todos aqueles que se interessam por temas controversos tais como: Aborto, Eugenismo, Eutanasia, Pena de Morte, Nacionalismo, Xenofobia, Racismo, Religião, Politica etc. Serve também para quem desejar manifestar a sua livre opinião sobre os textos, que aqui tenha uma tribuna para poder fazer os seus comentários.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
FÉ E RELIGIÃO
A Fé é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objectivo de verificação. Ter Fé é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência ou prova de que algo seja verdadeiro ou real, tal como o objecto da crença. O nosso estado emocional traduzido de forma espiritual ou mental induz-nos por confiança, ou firme convencimento de que a fé que professamos, seja naquilo que for, possa vir a ser traduzida por benefícios a curto, médio ou longo prazo. A fé não exige provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. A Fé pode ter vários significados, por exemplo quando um indivíduo, ou um grupo de indivíduos, age intencionalmente com o interesse de prejudicar alguém. As pessoas podem agir de boa ou má fé, de acordo com a sua forma comportamental ou com os objectivos que pretendem atingir. Podem fazê-lo com intuito de dolo ou de forma honesta e honrosa.
Fé e religião podem ou não combinar, mas quando o fazem de mãos dadas, podem tornar-se altamente explosivas. Só não combinam quando a fé natural por razões de senso comum, inteligência, racionalidade, analise, instrução se dissocia rejeitando a fé sobrenatural, espiritual e religiosa por razões que só a cada um diz respeito. Como os céus são mais altos do que a Terra, as pessoas têm a tendência de olhar mais para cima, esperando do além respostas para as suas interrogações, preces, promessas ou respostas para os seus pedidos. Quer a fé como a religiosidade de cada um deve ser respeitada, muito embora nos possam parecer tolas ou descabidas. Neste Universo há espaço para politeístas e monoteístas, para crentes e descrentes, ninguém tem o dom da verdade absoluta nem a garantia de que o seu Deus é maior ou melhor do que o dos outros.
Quando o ateu ignora a fé religiosa conscientemente refere-se á fé sobrenatural, e nesse caso, tem toda a razão em rejeitar a existência de qualquer Deus. Mas tratando-se de fé natural, todos a têm, inclusive o mais céptico. É impossível viver sem ela, já vem de berço. Quem trabalha espera receber seu salário, colher o que semeou ou casar com quem namora, e essa, é uma expectativa que se traduz numa fé natural inerente à natureza humana. As religiões têm-se aproveitado da fé natural como ponto de partida para incutir na mente das pessoas a necessidade de atingirem o patamar da fé sobrenatural a qual contribuirá para a sua salvação espiritual. Através deste sofisma oportunista, os clérigos, Imãs e líderes espirituais lá vão conseguindo com esse placebo alienar as massas e fazer da sua credulidade natural bons negócios quer de esmolas ou dízimos. Essa é a razão da existência de milhares de religiões, de deuses e bilhões de religiosos espalhados pelo mundo inteiro que radicalizando as suas crenças separam as pessoas promovendo o preconceito. Ao longos dos séculos todas as religiões sem excepção vêm lutando para impor as suas supremacias, deixando um rasto de sangue que se prolonga até aos dias de hoje.
.Se estas directivas fossem imanadas directamente dos Deuses destas religiões ainda as poderíamos condenar, mas curiosamente quase todas as ideologias apregoam paz, solidariedade e concórdia. Os líderes espirituais e religiosos que interpretam e pregam os escritos dos seus Deuses incentivam ao ódio religioso convencendo os seus prosélitos que morrendo pelas suas convicções religiosas as recompensas serão imensas. Ao contrário da fé natural, que vem de berço, a fé sobrenatural vem do Alto, é um dom de Deus, e um privilégio que este concede aos humildes de mente e de espírito comunicarem directamente com Ele sem intermediários.
No contexto religioso a fé tem muitos significados. Às vezes quer dizer lealdade a determinada religião ou a diferentes deuses. Para religiões que se baseiam em crenças, a fé também quer dizer que alguém aceita as visões dessa religião como verdadeiras. Para religiões que não se baseiam em credos, por outro lado, significa que alguém é leal para com uma determinada comunidade religiosa
A religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais Muitas religiões têm narrativas símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido á vida ou explicar a sua origem e do universo.
A ideia de Religião com muita frequência contempla a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de determinação no destino humano. Esses seres são principalmente deuses, que ficam no topo de um sistema ou hierarquia religiosa, a qual pode incluir várias categorias. Até á presente data as religiões ainda não conseguiram provar fisicamente a existência dos seus Deuses, limitam-se apenas a incutir na mente das pessoas, dogmas, crenças e mitos, recorrendo a escrituras, textos bíblicos, filosofias, praticas, princípios direccionadas a obterem as graças dos seus deuses. Por outro lado a ciência com todo o seu poderio tecnológico também se tem limitado a aventar hipóteses e teorias quanto ás origens do planeta terra e dos terráqueos sem contudo conseguir provar a não existência de Deus.
Pessoalmente sou uma pessoa desprovida de Fé sobrenatural, e quanto a religião professo o ateísmo de forma convicta. Não sou pessoa de criar expectativas em coisas ou pessoas, apenas tenho fé e acredito nas minhas capacidades para concluir projectos que coloco a mim mesmo e que são possíveis de realizar. Acredito que a fé encarada de forma doentia pode mover montanhas e até resolver situações que á vista da ciência ou da religião poderão ser passíveis de serem considerados milagres. A força da mente levada aos seus limites é infindável e inexplicável. A Fé tem duas vertentes no caso de estar aliada á religiosidade pode levar as pessoas a cometer crimes hediondos como se tem provado ao longo dos séculos, mas se estiver apenas ligada a expectativas ou á possibilidade de nos transcendermos ao ponto de conseguirmos levar a mente ou o corpo para além do conhecido e possível, todos os limites poderão ser ultrapassados e todas as barreiras vencidas.
1-8-2013
-o como de baixo nível. Entretanto, não quero dizer que uma religião seja boa pelo simples fato de ser religião. Isso porque há religiões de nível superior, médio e inferior. A que pode realmente salvar a humanidade é a de nível superior.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário