O blog Mentes Iluminadas é uma contribuição livre para quem desejar partilhar pensamentos de uma forma inteligente e bem estruturada que facilite a compreensão a todos aqueles que se interessam por temas controversos tais como: Aborto, Eugenismo, Eutanasia, Pena de Morte, Nacionalismo, Xenofobia, Racismo, Religião, Politica etc. Serve também para quem desejar manifestar a sua livre opinião sobre os textos, que aqui tenha uma tribuna para poder fazer os seus comentários.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
AS REDES SOCIAIS CONECTADAS COM ANGOLA
Quero aqui deixar a minha posição bem clara para que não existam duvidas quanto ao meu posicionamento em relação a Angola para que as várias páginas sociais do Facebook onde estou inserido de raiz angolana, saibam as bandeiras que defendo e as trincheiras onde luto. Angola terra onde viveram muitos milhares de portugueses usa estas páginas por várias razões, mas penso que a grande maioria o faz pelo saudosismo ou amor que sentem em relação á terra onde nasceram, viveram ou ainda habitam mas politicamente dissociados de quem a Governa.
Pessoalmente enquanto vivi nesse país nunca tive qualquer preferência por nenhum movimento de libertação muito embora reconhecesse o direito á sua existência, mas para mim nenhum era melhor do que o outro, portanto sempre mantive uma neutralidade saudável até que estes se instalaram em Luanda na constituição do Governo de Transição depois da convenção do Alvor. Nas regras desta página social não consta que a mesma seja patrocinada pelo MPLA, nem que devamos afinar pelo diapasão das suas políticas. Não tenho que venerar, idolatrar ou sabujar esse movimento de libertação, mais tarde partido politico e finalmente governo. As pessoas podem carpir as suas mágoas chorando no ombro uns dos outros e relembrar apenas do território, pois a angola de hoje não é jamais aquela que deixaram em 1975 e da qual têm saudades, pois não acredito que sintam muito a falta dos Angolanos no vosso álbum das recordações.
Todas as páginas têm regras e administradores que zelam pelo cumprimento das mesmas controlando eventuais abusos de linguagem ou de outra natureza, mas infelizmente já tive oportunidade de constatar que alguns deles estão a soldo dos novos grupos elitistas angolanos e que para defenderem o tacho ou ficarem bem na fotografia, procuram, silenciar, censurar, boicotar, bloquear ou finalmente expulsar todos aqueles que se tornam incomodativos no latifúndio que controlam suprimindo as vozes dissonante que eventualmente se levantem em discordância com muitos dos aspectos que tornam Angola em noticia pelas piores razões sendo a corrupção uma delas, e que segundo estatísticas faz de Angola o segundo país mais corrupto do mundo a começar pela fortuna inexplicável do seu presidente que o faz um dos homens mais ricos do mundo e de mais algumas elites angolanas que circulam na mesma esfera de poder e decisão. Os angolanos defendem-se dizendo que em Portugal também existem corruptos o que é verdade, mas um erro não se justifica com outro nem o paralelismo em percentagem é o mesmo. Não tenho saudades de Angola nem desejo de lá voltar, seria o último país do mundo a onde regressaria, mas continuo a ter lá bons amigos que respeito e considero e gostaria de voltar a abraçar. Estas paginas socias permitem o reencontro com essas pessoas que foram importantes em certo período das nossas vidas, quer como colegas de escola, de desporto, tropa para quem a fez ( não foi o meu caso) ou emprego.
15-7-2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário